
Fonte: http://ambio.blogspot.pt/2011/09/gosto-de-boas-noticias-vindas-do.html. Consultado a 2012/03/25.
A multiplicidade de formas como a Biodiversidade é percecionada tem influência direta nos processos da sua avaliação para conservação e, consequentemente, nas estratégias e decisões políticas que, por sua vez, normatizarão a conduta social.
A situação de perda de Biodiversidade, sob pressão da atividade antrópica, a ritmos absolutamente devastadores, requer uma estratégia de conservação concertada
De acordo com Araújo (1998), mais importante do que o aprofundamento das leis científicas é a destrinça entre o conceito de Biodiversidade em si e as medidas necessárias para a sua conservação.
Assim, o autor defende, para além da clarificação dos conceitos, projetos e processos de avaliação da Biodiversidade que claramente definam o que se vai avaliar, porque se vai avaliar e como se vai avaliar, sublinhando a importância de [...distinguir claramente a diferença entre quantificação de biodiversidade, quantificação de valor associado à biodiversidade, e definição de prioridades de conservação. (...) A definição de prioridades de conservação deverá corresponder ao objetivo de maximização de valor, associado a considerações sobre o nível de urgência das medidas de conservação.] (1998;15)
Mas, embora o papel da Ciência seja incontornável no apoio às melhores estratégias e decisões políticas sobre a conservação da Biodiversidade, ao disponibilizar as melhores informações possíveis, é a sociedade que, em última instância, determinará o seu futuro. E, a perceção do Valor de Biodiversidade mais ecocêntrica ou mais antropocêntrica - evolucionária, ecológica, económica, social, cultural ou valor intrínseco - está diretamente ligada à sua conservação futura, como se pode verificar no esquema infra.
under Different Value Frameworks?
The outer circle in the Figure represents the present level of global biodiversity. Each inner circle represents the level of biodiversity under different value frameworks. Question marks indicate the uncertainties over where the boundaries exist, and therefore the appropriate size of each circle under different value frameworks.
Fonte: http://www.maweb.org/documents/document.354.aspx.pdf, p.19. Consultado a 2012/03/25.
E porque é de Vida se trata, em toda a sua variedade e variabilidade, é
imprescindível a referência à
Década da Biodiversidade.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hiCQIJ9ETmc. Consultado a 2012/03/24
_______________________
- Araújo, M. (1998) Avaliação da biodiversidade em conservação. Silva Lusitana 6(1). Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/course/view.php?id=66651. pp. 19-40
- Christie, M. and Hanley, N. and Wright, R.E. (2006) Valuing the diversity of biodiversity. Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/course/view.php?id=66651. pp. 7-14
- Millennium Ecosystem Assessment (2005) Ecosystems and Human Well-being: Biodiversity Synthesis. World Resources Institute, Washington, DC. Disponível em: http://www.maweb.org/documents/document.354.aspx.pdf.